Ensinando sobre PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA / Professora Janaína Spolidorio
Janaína Spolidorio

Ensinando sobre PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Para que a criança entenda melhor o presente, é preciso que ela saiba o passado. Ele explica o motivo de as coisas serem como são e cada fato histórico afeta o resultado do futuro, que é nosso presente. Falar em tempos, presente, passado e futuro é difícil, pois o tempo tem também sua relatividade!

Aprender fatos sobre a história política do país é de vital importância para entender o motivo pelo qual vivemos determinada situação hoje.

Neste mês, temos a comemoração de um fato extremamente marcante e que causou grande impacto no rumo histórico do Brasil: a Proclamação da República. Muitos sistemas de ensino nem abordam as datas, deixando-as de lado, mas como bons educadores, temos que trabalhar com essas informações em sala de aula. Se você me segue, deve ter a mesma paixão por ensinar, aquela ânsia de tornar o aluno crítico e sábio em relação ao que critica. Ensinar sobre a Proclamação da República estimula muito esse tipo de aprendizagem!

Decidi, portanto, escrever esta postagem, para dar algumas ideias de aula com a PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.

Vou começar com uma parte que abordo pouco, mas AMO, de paixão mesmo! Amo tanto, que grande parte dos cursos que faço são na área de tecnologia – e não é tecnologia educacional! Já fiz curso de montagem e manutenção de computadores, aprendi programação em JAVA, fiz faculdade de Web Design, MBA em Marketing Digital, curso livre de lógica de programação e sistemas… a lista vai longe mesmo. Tudo o que aparecia ao longo dos anos, na área, eu fazia.

Talvez seja estranho falar sobre PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA relacionada à tecnologia. Fato é que a tecnologia pode ajudar – e muito – a compreender melhor fatos da história.

stop-motion         Você pode, por exemplo, ensinar sobre a PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, caso seus alunos sejam menores, de um modo mais simplificado, e pedir que façam um trabalho de STOP MOTION. Para quem não conhece, nada mais é do que fazer cenas e bonecos que representem o fato histórico e montar um filme a partir de fotos.

Os alunos montam a cena e colocam os bonecos. Tira-se uma foto. Muito aos pouquinhos, os alunos mexem os bonecos, como se estivessem, por exemplo, andando. A cada movimento deve ser tirada uma nova foto. Por fim, as fotos – que costumam ser muuuuitas – são colocadas em um programa de animação ou vídeo ( você pode usar, por exemplo, o Movie Maker, que é mais comum ) em sequência. Quando acionadas, mostram um filme em stop motion. Para fazer stop motion, você precisa basicamente de uma câmera digital ( ou smartphone… ou tablet… algo que tire fotos digitais ) e um programa de animação. O restante é confeccionado pelos alunos.

proclamaçao para menores             Para ensinar sobre o assunto PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, você pode usar o material que tenho na loja virtual, que explica de forma simples, direta e direcionada para os menores, sobre o fato. Para saber mais, clique no link ou na imagem. O link é https://janainaspolidorio.com.br/proclamac-o-da-republica-para-menores.html

Uma outra ideia para os menores é, depois de ensinar sobre o assunto, fazer um QUIZ, que nada mais é do que um jogo de perguntas e respostas.

Pode ser simples, tipo com um contador na lousa mesmo. Você divide a sala em dois grupos, que pode ser esquerda e direita. Faz um quadrinho na lousa para marcar os pontos.

Um representante de cada grupo tira par ou ímpar para ver quem começa. Depois, você faz uma pergunta sobre o tema, com algo que foi estudado no material, para o time que começa. Se eles responderem certo, anote um ponto no marcador. Se errarem ou não responderem, a vez passa para o outro grupo. Os alunos AMAM esse tipo de joguinho!

Se os alunos forem maiores, ensinar mais aprofundado é preciso! Nesse caso, em tecnologia, eles podem imaginar, por exemplo, como seria o Facebook de Marechal Deodoro da Fonseca. Essa atividade pode ser feita em uma folha de A4 mesmo, desenhando a página de perfil do Marechal, ou no computador, usando programas de edição de imagem, caso a escola tenha. Devem imaginar, pelo menos, três postagem que ele tenha feito, para serem colocadas na linha do tempo. Essa atividade é riquíssima, pois o aluno deve pensar em coisas relacionadas ao tipo de personalidade que ele transparece de acordo com os fatos históricos.

REPUBLICA VELHA                   Uma outra opção é reproduzir em forma de dramatização partes da história e fazer vídeos. Atualmente, o consumo de vídeos no YouTube ultrapassa em muito o consumo de programas de TV. Saber lidar com edição de vídeos é fundamental para os anos vindouros.

Para ensinar sobre os fatos, tenho o material REPÚBLICA VELHA, que trata um pouco sobre o assunto, de forma mais aprofundada. Para saber mais, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/republica-velha.html 

Uma outra forma de usar o tema em aula, para os maiores, é fazer um LEILÃO DE FATOS. Eu já tinha dado esta sugestão em uma entrevista que fiz para uma revista, há algum tempo, mas acho a dinâmica fantástica, então decidi falar novamente dela para os que não ouviram falar ainda.

Nada mais é do que dividir a sala em grupos e determinar uma quantia de pontuação que cada grupo pode usar. Depois, basta ler um fato ( que pode ser verdadeiro ou falso ). Os grupos discutem e podem comprar o fato com a pontuação, como sendo verdadeiro ou falso. Eles devem determinar. O grupo que der o maior lance recebe o fato. Se a resposta dele estiver correta, ao afirmar ser verdadeiro ou falso, ganha pontos no leilão.

Bem, tentei dar ideias bem legais sobre o assunto e espero que tenha gostado. Te espero no próximo artigo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *