5 modos de manter os alunos motivados no último mês de aula

5 modos.destaque.fwFinal de semestre é algo interessante. Tanto alunos quando professores precisam de uma merecida folga e o último mês pode – ou não – ser estressante. Depende sempre de como o time escolar ( professores e alunos ) “joga”.
Os alunos podem ajudar muito a deixar mais “light” este período, mas é preciso que o professor colabore, proporcionando uma atmosfera bem propícia a um término pelo menos um pouco mais calmo.
Veja 5 dicas legais para manter os alunos motivados no último mês de aula!
5 modos.banner1.fw

Ok, certamente sei que você deve ter mudado os alunos de lugar algumas vezes durante o semestre letivo, mas seria interessante usar formas diferentes de organizar as carteiras da sala ou até implementar, pelo menos como experiência, neste último mês, o sistema de mapeamento que descrevo com detalhes em meu livro “Aula – Os Segredos”.
Mude os alunos antes mesmo de entrarem na aula. Crie mapeamentos diferentes e criativos, nos quais os alunos irão ter que DESVENDAR qual é seu lugar na sala. Quem leu o livro e já usou sempre me escreve dizendo que é uma das melhores estratégias!
Use a criatividade para modificar suas aulas neste último mês, tornando-as mais dinâmicas apenas com a mudança de lugares diferenciada!
Você pode criar seu próprio sistema, mas se estiver interessado na estratégia de meu livro, pode adquiri-lo diretamente no link http://www.janainaspolidorio.com/aula-os-segredos-com-frete-incluso.html

5 modos.banner2.fw

Certamente a esta época do ano você conhece muito bem seus alunos e interesses. Traga temas interessantes para a aula, assuntos que realmente possam interessar os alunos. Muitos conteúdos podem ser trabalhados dentro de temas. Quem já usou, por exemplo, o “Fósseis – Textos Emparelhados” sabe bem disso, por exemplo. No material, trabalho com o tema fósseis, que costuma causar interesse na turma, para trabalhar com diferenças entre gêneros textuais. Claro que há muitos outros exemplos a dar, afinal de contas, já são mais de 550 títulos de minha autoria na loja virtual, mas o que importa realmente aqui é demonstrar que é possível despertar interesse e trabalhar conteúdos.
Usar a criatividade do aluno também é um excelente recurso! Prefira atividades que impulsionem o ser criativo dentro de cada aluno, também dá ótimos resultados e causa grande interesse.
5 modos.banner3.fw

Elogiar avanços é bom durante o ano inteiro, mas neste último mês, antes do descanso do meio do ano é melhor ainda!
Este é um mês ideal para mostrar de modo prático os avanços do aluno, por exemplo! Mostre-lhe seu portfólio e aponte os avanços que ele teve. Aproveite e diga em que ainda deve melhorar.
É importante que seu aluno também tenha metas e saiba quais são. Ele está em processo de aprendizagem e se disser objetivamente para ele o que precisa fazer para melhorar, fica mais fácil alcançar os seus objetivos e os dele.
Deixe-o terminar o semestre orgulhoso do que já fez e sabendo o que deverá fazer na volta às aulas.
5 modos.banner4.fw

Os alunos estão cansados e você também! Mesmo assim, quando o professor propõe desafios práticos sempre é mais legal e eles oferecem um novo ânimo a todos.
À primeira vista, grande parte dos professores que conheço acaba achando que vai dar mais trabalho, quando na verdade, se for bem planejado, dá menos trabalho até do que a aula.
Desafios práticos são como jogos simbólicos dos pequenos! Basta propor algum tipo de situação na qual os conteúdos estão envolvidos e deixar os alunos “brincarem”. Pode até virar um trabalho prático em sala de aula. Para não virar bagunça, basta estipular regras para os grupos de alunos.
Eles podem criar uma vendinha, podem se preparar para uma dramatização histórica, montar um mapa especial, fazer uma experiência curiosa e a lista de desafios é infinita! Basta pensar no que dá para fazer, de modo prático, com o que aprenderam.

5 modos.banner5.fw

Pausas mentais são um recurso que às vezes esquecemos, mas que são úteis o ano inteiro. A questão é que os alunos estão mais cansados neste último mês, então mais pausas mentais ajudam bastante.
As pausas são intervalos curtos, de no máximo 5 minutos, que deixam o cérebro dos alunos “descansar” do conteúdo. Pode ser até um desafio de raciocínio rapidinho, mas não deve ter relação com a aula.
As pausas mentais ajudam o aluno a assimilar a matéria ou a lição que vem em seguida, pois dá ao cérebro o tempo que ele precisa para compreender o que ocorreu antes e desfazer o vínculo com o que vem depois. É um pouco mais complexo, mas simplificando, é isso!
A pausa pode ser feita com um joguinho rápido de mímica, brincadeiras curtas como “gato mia”, brincar de preferências ( Ex. vocês preferem uma praia um parque de diversão? Levante a mão quem prefere….! Por que você prefere a praia? ) – os alunos encaram como um papo informal o “você prefere”, brinque de fila organizada ( os alunos são colocados em fila – ou filas – e você manda eles se organizarem por ordens diferentes – ordem de aniversário, ordem de número do sapato, ordem alfabética de nomes, entre outros ).
São muitas as opções! O importante é que sejam breves e não deem tempo de os alunos se habituarem demais com a atividades, afinal de contas, é só uma pausinha…

Espero que tenha gostado das dicas! Se tiver outras dicas para o fim de semestre, compartilhe nos comentários! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *