Embora seja um assunto que chegue em reuniões pedagógicas e até desperte o interesse de muitos professores, a Consciência Fonológica infelizmente ainda não é tratada como se deve nas escolas.
Para quem não conhece ou tem dúvidas, ela é um trabalho ORAL, que não requer que o aluno saiba propriamente o alfabeto escrito para começar o trabalho. Sendo assim, é fácil notar que é um trabalho que pode – e deve – ser iniciado na Educação Infantil, mas com a ressalva de que o professor deve dominar bem seu conhecimento. Não há nada pior do que trabalhar com consciência fonológica de modo incorreto… imagine os efeitos a longo prazo de um trabalho tão importante ser ensinado sem “consciência”.
A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA é um trabalho com sequência de conteúdos que devem ser usados na ordem correta e traz ainda, dentro desta sequência de trabalho, uma sequência diferente da apresentação de sons, quando estiver na etapa de consciência dos sons isolados.
O ponto inicial são as rimas e aliterações. Rimas trabalham com sons finais e aliterações com sons iniciais ( note que não estou falando de letras iniciais/finais ). Esta é a primeira de 5 etapas de trabalho, que finaliza com uma completa manipulação de sons, no Ensino Fundamental. Mesmo que o professor trabalhe com apenas uma das etapas, é importante pelo menos conhecer todas, pois sabemos o quanto é fundamental conhecer começo, meio e fim de processos.
Certamente é possível reforçar a consciência fonológica com atividades impressas, mas note que elas não fazem parte do processo, já que é um trabalho ORAL.
Com base na pós que fiz há alguns anos sobre o assunto e com o que já trabalhei em sala de aula – sim! Já usei e com excelentes resultados e durante alguns anos – tenho até um curso completo sobre o assunto, com atividades práticas e de treino para professor. Há a aprendizagem de professor e a de aluno no curso, pois é preciso que o professor também domine e manipule sons.
Nem todas as escolas conseguem integrar cursos para professores à parte pedagógica, ainda mais um curso tão denso como este. Seria excelente se pudessem… mas sabemos que a realidade é diferente da precisão… Por esse fato, fiz uma apresentação sobre o assunto no slideshare, para poder compartilhar um pouquinho do conhecimento com vocês. Infelizmente não é possível fazer a parte prática na apresentação, mas espero que possa ter contribuído, pelo menos um pouquinho!
Veja a apresentação a seguir:
[slideshare id=55078154&doc=conscienciafonologica-151113124821-lva1-app6891]