Educação Personalizada X Educação Individualizada

Já faz um tempo que não escrevo sobre EDUCAÇÃO PERSONALIZADA. Na verdade, este é meu trabalho mais forte, porém acabo não divulgando muito nem no blog e nem em outros canais. Trabalho com ele, claro! É um trabalho mais direto com a escola.

Na verdade, descobri que pouquíssimas escolas compreendem o exato significado de EDUCAÇÃO PERSONALIZADA. Se entendessem melhor, certamente eu não teria horário na agenda de tanto visitar escolas…rsrsrs…

E você deve estar se perguntando o motivo pelo qual decidi escrever sobre ela hoje… bem, o fato é que fui no último final de semana em um evento educacional bem conhecido – o Educar. Para quem não conhece, é um dos eventos mais completos que temos em relação ao oferecimento de novidades e serviços para educação. Fui como visitante, para ampliar a visão sobre o que se oferece na área.

ED PERSONALIZADA.1.fw

Em um dos stands que visitei, havia uma plataforma de ensino – entre as muuuuitas expostas – daquelas que você paga uma mensalidade e o site faz o acompanhamento de seu filho e a explicação do expositor era que ajudava a criança na lição de casa com um ensino personalizado.

Curiosa, para saber o que ele entendia por ensino personalizado, fiz algumas perguntas e notei que ele estava explicando sobre ENSINO INDIVIDUALIZADO, mas estava chamando de ENSINO PERSONALIZADO.

Percebi então que eu deveria escrever mais sobre o ENSINO PERSONALIZADO, pois além de ter começado a estudar e praticar desde 2007, formei muitos conceitos sozinha e notei, para minha surpresa, que recentemente países de primeiro mundo estão chegando aos poucos aos mesmos conceitos que cheguei. Nada a mais, nada a menos. Claro que no Brasil não tenho apoio para a divulgação e dependo unicamente de mim para fazer. Como tudo no país que se relaciona à educação, é difícil conseguir a atenção.

Para começar, vou dar uma breve explicação da diferença, mas coloquei uma meta pessoal de pelo menos uma vez ao mês, nos meses de blog, colocar um artigo sobre o assunto. Vamos ver se consigo pelo menos transmitir os conceitos corretos!

ED. PERSONALIZADA.2.fw

Tudo o que lembrar aula particular, reforço individual faz parte do conceito EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADA. Se você faz uma lição só para aquele aluno, especialmente, não se trata de educação individualizada. É apenas uma lição especial para ele.

O objetivo da EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADA é ensinar determinado conteúdo para o aluno, geralmente uma lacuna de estudo que ele tenha, algo que notamos que ele não aprendeu direito. Como disse anteriormente, a EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADA não passa de um reforço. Ela é baseada essencialmente na necessidade do aluno.

A EDUCAÇÃO PERSONALIZADA, por sua vez, tem objetivos específicos gerais, que são o desenvolvimento da criticidade, autonomia e raciocínio. Todas as atividades são pensadas para atingir exatamente esses três pilares. Sim! Esses são os pilares da EDUCAÇÃO PERSONALIZADA. Quem disse? Eu! Afinal de contas, sou a precursora no Brasil. Comecei em 2007 e pratiquei em sala de aula por alguns anos. Não! Não sou daqueles teóricos que ficam usando cobaias solitárias fora de uma sala de aula e se acham o mestre ninja da educação.

Assim como eu, muitos professores percebem que aquela perspectiva de analisar uma criança solitária em uma sala, tipo cobaia, com um adulto que se acha o ninja do pensamento de aprendizagem, fora de contexto, sem amigos por perto e com uma atividade simplória já era! Temos que ser realistas, senão não conseguiremos que a educação vá para frente.

ED. PERSONALIZADA.3.fw

A EDUCAÇÃO PERSONALIZADA, apoiada nesses três pilares que eu descrevi acima, traz lições com estratégias e abordagens diversas para cada conteúdo. O importante dela é a ESTRATÉGIA e não o CONTEÚDO, como vimos anteriormente na EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADA.

Ao entrar em contato com diversas ESTRATÉGIAS, o aluno desenvolve criticidade e raciocínio e consegue criar formas próprias de se organizar, o que leva à autonomia. Nada de métodos milagrosos, apenas o que o ser humano sempre buscou desde que se comporta como ser humano.

Em pouco tempo, o aluno toma responsabilidade por sua própria aprendizagem. Ele sabe que conteúdo ele acha no GOOGLE, então realmente não é interessante. As estratégias, porém, aguçam sua curiosidade e estimulam seu raciocínio. Ajudam ele a fazer o mais almejado na educação: aprender a estudar.

Ele aprende a estudar em fases bem estabelecidas, de acordo com a maturidade da idade e do aluno. As lições não são feitas para determinado aluno.

Bem, acredito que como começo tenha conseguido diferenciar os tipos de EDUCAÇÃO! Espero que tenha gostado do conteúdo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *