Produza um bom TEXTO COLETIVO

Textos coletivos são uma constante em nosso trabalho de sala de aula. É com eles que podemos estimular a aprendizagem de produções de texto e ajustar vários elementos, como pontuação, coerência, coesão…

Para produzir um BOM TEXTO COLETIVO, não diria que basta chegar e começar a fazer o texto, com um tema e sem rumo. Para produzir um bom texto coletivo é preciso que TODOS os alunos estejam no “clima” para fazer a produção.

Os alunos devem estar a par do tema e ter conhecimentos, mesmo que básicos, sobre ele. Sendo assim, o mais recomendável é que o texto coletivo seja produzido a partir de um tema confortável para os alunos, que eles tenham bons conhecimentos sobre o assunto e que possam contribuir para a produção de modo mais engajado.

Estar envolvido com o tema é primordial para que todos possam aproveitar o momento e participar da produção. Esta é a proposta de um material que desenvolvi e que recebeu o nome de PRODUZINDO TEXTOS COLETIVOS.

Produzindo Textos Coletivos - AmostraNo material são feitas propostas de produção de texto coletivo, mas antes de cada texto, em si, o aluno é preparado para falar sobre o assunto e tem seu momento de reflexão sobre o tema.

As propostas do material são todas diferentes entre si, o que prova que não é preciso fazer a aula de uma única forma e não há apenas um jeito de fazer texto coletivo. A partir das variadas formas do material você irá conseguir descobrir qual se adapta mais às necessidades de sua turma, o que é uma grande vantagem desta sequenciada, em especial.

Note no caso do exemplo dado, do URSO PANDA, que antes mesmo de produzir o texto o aluno já tem algumas informações sobre o animal e divide essas informações em categorias, que são ANIMAL, LOCAL e COMPORTAMENTO. Ao fazer isso, fica mais fácil, no momento do texto, explicar que cada parágrafo traz um assunto diferente em relação ao tema. Claro que, no material completo, há mais atividades que seguem essa primeira página da proposta do PANDA e, ao final, uma orientação sobre o tipo de escrita que deve ser feito, antes ainda da página destinada ao TEXTO COLETIVO.

Devemos levar muito a sério o texto coletivo, pois ensina coletivamente aos alunos uma série de conceitos e deixa mais estruturado como deve ser uma produção de texto. Antes mesmo de começar o texto coletivo, sugiro que sempre crie no cantinho da lousa um roteiro, feito com os alunos, de como pode ser dividido o texto, ou ainda o que não se pode esquecer. Esse cantinho servirá de guia para a turma, durante a produção coletiva.

PRODUZINDO TEXTOS COLETIVOSTextos coletivos não podem ser maçantes e enfadonhos, pois isso tira a atenção do aluno. Por isso mesmo tive a preocupação de fornecer, nesse material que mencionei, técnicas diferentes a cada nova proposta de texto coletivo. A do PANDA é apenas uma delas, mas há outras formas de incentivar a pré-escrita do texto, que você pode conferir lá no material.

Ficou interessado? Basta clicar no link ou na imagem para saber mais detalhes! O link é https://janainaspolidorio.com.br/produzindo-textos-coletivos.html

Espero que tenha gostado das dicas de hoje! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *