SEQUENCIADAS

SEQUENCIADA.BANNER.fw

Brasileiro gosta de dar nomes novos a coisas que já existiam. Parece até modinha… Já que nomes novos são “fashion”, vou contar uma história usando já o nome novo: Era uma vez… a sequenciada.

Sim! Era uma vez um tipo de lição chamada (atualmente) de sequenciada. Quando aparece na sala de aula, tem resultados INCRÍVEIS! Ela consegue usar um único tema para trabalhar uma sequência lógica de atividades com conteúdos que você precisa trabalhar em sala de aula. Fantástico, não é?

Pois é… realmente é ótimo, mas a sequenciada não passa de atividades feitas nos mesmos moldes dos livros didáticos ( de antigamente, claro! ). Note que era apresentado um texto e as lições seguintes, de ortografia, vocabulário, gramática e até matemática, em alguns casos, era feita usando o tema central do texto.

SEQUENCIADA.IDEIA.fw

A sequenciada tem essa mesma estrutura. Usa um tema central e as atividades são feitas em sequência, usando conteúdos referentes à série, mas com elementos referentes ao tal do tema central.

É claro que ela ficou um pouco mais moderna, pois os estudos de interdisciplinaridade contribuíram muito para isso. É fato, ainda, que ela realmente possibilita uma boa aprendizagem. Você já se perguntou o motivo?

Na verdade, é algo bem lógico e ligado ao cérebro. Claro! Por esse motivo quase todas as atividades da LOJA VIRTUAL são baseadas nesse modelo de lição. Embora somente algumas venham com o nome “sequenciada”, quase todas seguem esse padrão.

SEQUENCIADA.APRENDER.fw

De acordo com pesquisas recentes sobre como o cérebro funcionam, passamos por uma série de 5 etapas antes que o conteúdo seja realmente apreendido pelo cérebro e transformado em aprendizagem real. Falo delas em minhas palestras sobre Ed. Personalizada, mas isso não vem ao caso agora… O que vem ao caso é que as sequenciadas vão e voltam a uma ideia principal e é isso que faz o aluno aprender: o retorno BREVE ao tema.

Isso mesmo! Nada de método espiralado. Para quem não sabe, grande parte dos métodos apostilados e dos livros didáticos gosta de dizer que é um método espiralado, ou seja, o aluno aprende algo “de relance” agora e depois volta neste conteúdo ???? em outra série????

Notou os pontos de interrogação? Pois é, estão corretíssimos aí! Nosso cérebro esquece 90% do que viu em prazo de um mês. Se não foi  trabalhado em forma de sequenciada – ou seja, nada de espiralado – não fica por lá, então é incoerente dizer que é funcional vermos um conteúdo agora e retornamos a ele na outra série. O cérebro terá uma breve lembrança – ou não – do conteúdo, mas não o terá aprendido e nem aprenderá. Por isso a grande defasagem em educação no Brasil.

Voltando às sequenciadas, tenho muuuuuuito material com base nela, mas para indicar no artigo de hoje, as grandes queridinhas: sequenciadas de contos de fada.

Elas dão super certo na fase de alfabetização e são muito procuradas na LOJA VIRTUAL. Não conhece? Então não deixe de dar uma passadinha pela loja e dar uma olhada nos títulos. Aproveite e veja as amostras.

Recentemente fiz uma nova: Peter Pan. Se você já tem as demais e gostaria de dar uma olhadinha nessa, basta clicar no link a seguir:

Link: http://www.janainaspolidorio.com/sequenciada-do-peter-pan.html

Para olhar os outros títulos disponíveis, clique no link a seguir:

Link: http://www.janainaspolidorio.com/catalogsearch/result/?q=sequenciada

Para terminar, tenho ainda um CATÁLOGO só de sequenciadas no Pinterest. Clique no link a seguir para dar uma olhadinha!

Link: https://www.pinterest.com/austenbr/sequenciada-contos-de-fada-cat%C3%A1logo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *