Um dos grandes desafios do professor é a organização da classe. Deve ser prática e proporcionar funcionalidade aos alunos. Digo que é difícil, pois não depende só dele a classe estar arrumada. É parte do cotidiano das crianças também!
Por esse motivo, é preciso que haja facilidades de organização tanto para o professor quanto para o aluno, que deve colaborar, afinal, ser organizado no ambiente de estudo também faz parte da aprendizagem.
Veja a seguir algumas dicas de organização!
- Arquivos individuais: eles são simples e o custo não é alto. Podem ser de papelão e você pode colocar a foto e o nome do aluno na frente. Cada vez que o aluno terminar uma atividade ele pode colocar nesse arquivo. Como ele é móvel, você poderá pegar somente a atividade de determinado aluno para verificar, eles não irão errar de arquivo e, dependendo, podem inclusive deixar um caderno específico por lá. Você pode incrementar os arquivos, usando papelões coloridos ou marcadores em formas divertidas.
- Pendure os joguinhos: se você tem vários joguinhos, do tipo quebra-cabeça, monta monta, botões e afins podem ficar organizados de forma bem visual e organizada em cabides. Coloque-os em saquinhos resistentes do tipo “ziploc” e pendure-os. Quando algum aluno terminar logo a lição ou quando considerar que algum aluno deve treinar algo específico, ficará mais fácil encontrar o jogo e eles estarão bem organizados.
- Bolsa organizadora: se você é polivalente, sei bem um dos grandes problemas que enfrenta: organizar as lições dos alunos de um modo fácil para estar sempre à mão na hora de corrigir. Uma solução simpática pode ser uma bolsa organizadora. Basta ter uma bolsa bem larga, do tamanho sulfite – isso sempre temos, certo? – e colocar divisões com as matérias. O que tiver para corrigir, coloque no arquivo correspondente e terá um ótimo arquivo móvel.
- Caixas para grupos: vai organizar um trabalho em grupo e precisa que cada grupo tenha um determinado material? Que tal usar aquelas caixas com gavetas organizadoras e numerá-las? Você pode colocar dentro das gavetas materiais comuns, como cola, tesoura e afins ou específicos para um determinado trabalho. Tudo já fica separado para a aula e a aula fica muito mais tranquila. Além disso, cada grupo receberá o material necessário e numerado em sua gaveta.
Espero que tenha gostado das dicas! Até a próxima!