5 dicas – Como ajudar meu filho, que começou a ler?

COMO AJUDAR FILHO COMEÇOU A LER.fwNós, leitores, podemos ser classificados em tipos variados, de acordo com nossa fase de leitura. Mesmo leitores fluentes têm fases!

Uma das fases mais importantes de leitores, contudo, é certamente a iniciante. Consideremos fase de leitor iniciante aquela criança – ou mesmo pessoa de outra faixa etária – que descobriu que ao juntarmos letras temos palavras e essas palavras possuem um significado em nossa língua.

Não parece, mas é algo complexo! O iniciante tem que juntar as letras, formando sílabas, juntar as sílabas, formando palavras, notar a palavra que essa espécie de quebra-cabeça forma e ainda por cima interpretar. Ler palavras – ou frases – é a primeira forma de interpretação leitora das pessoas. Se essa fase não for bem trabalhada, mais tarde certamente o leitor terá problemas ao interpretar textos.

Para ajudar, veja que interessantes as 5 dicas a seguir, para ajudar seu filho, que é um leitor iniciante, a ler livros com você… ou parte deles.

1 – Encoraje a criança a utilizar o dedo para nortear a palavra que está lendo – em fases mais avançadas de leitura nossos olhos fazem verdadeiras acrobacias para ler. Nesta fase inicial, porém, o mais correto é que nosso olhar seja linear. A leitura com o dedinho ajuda muito!

2 – Leia frases e peça que a criança repita, mostrando o que foi lido – o acompanhamento da leitura é importante. Novamente, o dedo ajusta a leitura. O fato de já saber o que está escrito e apenas repetir não é problema! Na verdade, neste tipo de atividade, a criança treina interpretação pura.

3 – Peça ajuda quando estiver lendo – ao ler um texto, quando houver palavras mais fáceis ou quando notar que a criança consegue ler determinada parte, peça ajuda. Notar que ela é capaz de ler e ajudar você irá desenvolver a confiança em si mesmo, o que é altamente relevante para os bons interpretadores.

4 – Entre as páginas lidas, converse sobre o enredo – ao fazer perguntas e comentários durante a história, você estará treinando a interpretação. Pergunte o que acha que acontecerá a seguir, como acha que o personagem se sentiu, questione qual a opinião da criança sobre determinado acontecimento. São itens de interpretação que podem ser trabalhados oralmente nesta fase e farão grande diferença no futuro.

5 – Não se importe de ler várias vezes – a repetição cria confiança. Quanto mais a criança ler o livro, mais confiante ficará em sua leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *