Atividades muito melhores!

ATIVIDADES MUITO MELHORES.fw

Quando falo em atividades, quero dizer qualquer atividade que o professor desenvolve com os alunos, seja ela impressa, um simples vídeo, um aplicativo ou qualquer outro recurso didático. O ponto principal deste artigo é a melhoria do DESENVOLVIMENTO da atividade.

Quem já leu meu livro “Aula – Os Segredos” certamente se lembra do SEGREDO DA AMPULHETA. Ele ensina com transformar uma atividade que duraria no máximo 10 minutos em uma de 60 minutos, no mínimo.

Para alguns pode parecer milagroso e para outros pode parecer corriqueiro. O fato é que o ponto de vista de quem está lendo o artigo depende das experiências que teve enquanto aluno… ou professor.

ATIVIDADES MUITO MELHORES.1.fw

A necessidade de escrever sobre a estratégia – ou segredo – veio das inúmeras vezes em que tive a oportunidade de perceber a surpresa de estagiários ou mesmo de outros professores quando me observavam desenvolver uma atividade.

Certa vez tive que deixar a sala com uma estagiária para falar com um pai de aluno e introduzi a atividade antes de deixá-la com a turma. Era uma primeira série e a atividade, a princípio, parecia simples. A intenção era contar a quantidade de imagens iguais de cada tipo. Certamente algo que alguns alunos fariam em 10 minutos ou menos e já entregariam a atividade.

ATIVIDADES MUITO MELHORES.2.fw

Orientei a estagiária a proceder com a atividade do mesmo jeito que eu ia demonstrar. Pedi aos alunos que listassem oralmente os animais desenhados na atividade. Anotei na lousa quantos eram. Em seguida, pedi que soletrassem o nome “galinha”, que era um dos animais, e anotei na lousa. Repeti com eles as letras e fiz a leitura. Por fim, pedi que pintassem todas as galinhas de amarelo.

Expliquei à estagiária para fazer o mesmo com os demais animais e, se eu não tivesse voltado, para ela fazer uma forca na lousa com os nomes dos animais trabalhados na atividade ou então uma brincadeira de mímica.

Ao retornar, ela parecia muito satisfeita. Perguntei se tinha dado tudo certo e ela me respondeu, com um sorriso no rosto, que tinha sido a melhor aula que já tinha dado. Complementar a atividade com as tarefas que ensinei tinha sido algo diferente e nenhum aluno teve dificuldade em realizar a atividade.

O fato é que, na verdade, ela estava ensinando ao mesmo tempo capricho, estratégias de contagem ( cores diferentes ajudavam os alunos na contagem ) e ainda trabalhava com linguagem, mesmo que fora da atividade.

Eu comentei no início do artigo que a forma como você iria encarar este artigo dependia de sua experiência como aluno ou como professor. Como professor depende de sua prática e observação e como aluno depende de como você era.

Particularmente, sempre tive um grande problema em aula… era sempre a primeira a acabar e isso era algo que me atormentava. Encontrar o que fazer enquanto outros ainda faziam lição, sem atrapalhar, sempre foi um desafio. Talvez por esse motivo eu me importe tanto com os alunos que ficam ociosos porque acabam rápido – e tenho um outro capítulo no livro sobre o assunto também!

ATIVIDADES MUITO MELHORES.3.fw

Por experiência própria, ao lecionar, sempre procurei dar mais tarefas para uma atividade do que a princípio ela parecia ter. Minha experiência como aluna me ensinou a buscar detalhes “ocultos” nas atividades. Perdi as contas das vezes em que reli a atividade ou completei para passar o tempo enquanto outros acabavam. Minha experiência como professora me ensinou a usar esses detalhes para que os alunos pudessem ter um melhor desenvolvimento do raciocínio, já criando estratégias de aprendizagem e resolução de tarefas.

Ao montar novas atividades, uso um pouco deste conhecimento, já colocando tarefas extra – por isso elas dão tão certo! A técnica, contudo, pode – e deve – ser usada com outros tipos de atividades. Se uso um vídeo, dou uma atividade antes de começar, que requeira a atenção dos alunos durante o vídeo. Chego a parar no meio do vídeo para questionar. Se uso um aplicativo, faço a correspondência com uma atividade impressa, na qual o aluno deverá completar a atividade em forma de missão e assim por diante.

ATIVIDADES MUITO MELHORES.4.fw

Maiores detalhes são contados no meu livro – Aulas – os Segredos – pois ele é parte de minha inspiração para escrever este artigo e este é um artigo, não um livro! Se ficou interessando na técnica e inclusive quer conhecer os outros dos segredos contidos no livro, não se preocupe! Sei que ele esteve esgotado nos últimos dias, mas já recebi uma nova remessa e você já pode ir à loja para adquirir o seu!

O link direto para adquirir o livro, em minha loja, é http://www.janainaspolidorio.com/aula-os-segredos-com-frete-incluso.html

Espero que goste da leitura e aproveite bem as demais dicas preciosas que compartilho no escrito. Espero ainda que tenha gostado deste artigo! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *