img-atividades-prontas

Atividades Prontas

Conheça nossas opções de atividades, que podem melhorar o desempenho de seus alunos!

img-dicas-pedagogicas

Dicas Pedagógicas

Confira dicas preciosas para usar em sala de aula ou em seu trabalho na área educacional!

img-ideias-praticas

Ideias Práticas

Veja ideias práticas para usar com conteúdos escolares, mostras culturais ou afins!

Como ensino meu aluno a usar o caderno?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
X

Embora seja algo usual para muitos professores, alguns ficam em dúvida sobre a melhor maneira de ensinar a usar o caderno. Não é para menos, pois cada um de nós teve uma experiência diferente de uso de caderno na escola.

Pessoalmente, voto pela qualidade de uso e não pela quantidade, embora meus alunos sempre tivessem terminado o ano com boa parte do caderno utilizado.

A questão principal, antes de falar como ensinar a usar, seria qual é forma correta de usar. Digo isso porque já vi coisas que para mim pareceram esdrúxulas de se fazer com um caderno e para o professor que usava daquela forma parecia, de certa forma, normal.

Se tem algo que demais é pesquisar. Sempre fui assim, desde pequena. E se tem algo que já pesquisei bastante, é exatamente esta questão do caderno.faixa 1.caderno

 

 

 

Para os menores – e se me perguntar, diria que até o terceiro ano, pelo menos – eu recomendo sempre cadernos de brochura. Simplesmente pelo fato do movimento da mão ao escrever, já nem precisaria de outra explicação, mas vale o uso também por não ter a possibilidade do espiral de arrancar tão facilmente a folha.

Se o aluno arranca uma folha do brochura, a continuidade da folha, do outro lado do caderno, cai. Caso haja necessidade de tirar a folha por algum motivo, o correto é recortar a parte da margem e a parte de margem que permanece deve ser colada no caderno. Isso o deixa com as demais folhas intactas e firmes e ainda demonstra organização.

Para os maiores, sem problema usar espiral, mas é preciso também explicar como usar. Muitos professores de quarto ou quinto ano supõem que o aluno chega já sabendo usar tudo, mas não é verdade. Novo professor, nova regra. A menos que seja um professor “largado” – sejamos sinceros, pois em toda profissão há pessoas que não se importam… infelizmente. A boa notícia é que se você está lendo esta postagem, felizmente se encontra no grupo de super professores, que são super mesmo e não precisa se preocupar de alguém o achar “largado”.faixa 2 (1)
Sim, como todo objeto o caderno tem partes e cada parte dele foi feita com uma função diferente.

Particularmente, se o caderno for dividido em matérias, gosto de separar com capas internas, tipo desenho para pintar, mesmo, e colocar ao redor da folha o durex colorido. Desse jeito fica bem separado e organizado, tanto para o professor, quanto para o aluno. Além disso, cumpre a função SOCIAL do caderno, que é a de qualquer pessoa que o pegar pode entender o que foi feito. O caderno não é feito para o aluno e o professor. Ele é um produto com função social, que deve ser entendido por qualquer pessoa que o ler.

Tenho no YouTube um vídeo sobre o durex colorido, se achar interessante a ideia. Basta clicar aqui!

folha_papel_pautado Eis ao lado uma típica folha de caderno.

Primeiramente, o aluno tem que saber o que é a margem e para que serve. Afinal de contas, ela é um limite e limites devem ser respeitados em qualquer lugar. São dos pequenos limites que aprendemos os grandes.

Costumo explicar bem sobre a margem esquerda, que é parâmetro de limite para o início dos textos e lições. Depois, explico bem sobre a margem direita que serve de limite para a escrita. Caso o aluno atinja a margem, deve usar a próxima linha.

A folha do caderno tem frente e trás. Achou engraçado eu mencionar? Pois é… o fato é que muitos professores não usam a parte de trás do caderno. Se não fosse para usar, estaria ali? Pois é… lembre-se que o caderno tem função social e os pais do aluno também vão ver o caderno em algum momento, além de outras pessoas que irão avaliar seu trabalho. Qual é a justificativa para não usar a parte de trás da folha? ( e não vale falar que é porque você ACHA que é ruim escrever porque está escrita já na frente, porque ACHAR não é justificativa, tem que ter um motivo ).  Se o aluno quiser optar por não usar a parte de trás mais tarde, já maior, sem problema, mas enquanto aprende, por qual motivo aprenderia errado?

Fato da folha com frente e trás resolvido, naturalmente quanto o aluno acaba de usar a frente, deverá usar a parte de trás, como acontecem com livros, revistas… tudo muito social mesmo.faixa 3 (2)

 

 

 

folha_papel_preenchida.fw

A lousa é o reflexo do caderno. Por isso, quando ensinava o aluno de primeiro ano a usar o caderno, deixava na lousa as linhas e margens. Ele precisava aprender a ver os detalhes. Claro que alguns percebem logo, mas nem todos. Por isso é importante que a lousa fique o mais parecida possível com o caderno.

Lousa preparada, sempre tenha o cuidado de anotar um cabeçalho. No meu caso, considero o local ( nome da escola ) e a data. O nome do aluno já está no caderno e ele usa sempre em folhas, portanto desconsidero no cabeçalho.

Explique ao aluno a importância do cabeçalho, especialmente por causa da data. É ela que irá registrar os avanços do aluno, como se fosse um diário. Também tem função social.

Sempre e em toda lição, dê um título. Desde sempre o aluno deve estar acostumado ao título. Primeiro, porque ele ajuda a criar categorização no cérebro do aluno, pois o título coloca os exercícios dentro de uma categoria. Nem que seja para escrever “Atividades de Reforço”, coloque título. Ensine que o título fica centralizado. A palavra “centralizado” é importante de ressaltar, pois o aluno irá usá-la muito em contato com a tecnologia. Dê sempre um destaque colorido ao título, ajuda a fixar sua função. Tente variar os títulos que utiliza.

Chame a atenção dos alunos em relação aos espaçamentos e linhas. Quando pular, como pular. Se for colocar questões, por exemplo, ao lado das questões você pode colocar ( fora das linhas desenhadas na lousa ) um número de linha a ser pulado.

Sempre que alterar o exercício, use cores para identificar. Facilita para os disléxicos e também para os desatentos. Além disso, nunca use marcadores simples. No caso do exemplo de folha que preparei, na imagem, usei marcadores de letras para os itens do exercício ( a, b, c …). Desta forma, não causa dificuldade para os alunos com dificuldades de leitura, como os disléxicos.

Um último conselho, não menos importante, é que, logo no primeiro dia em que usar o caderno com os alunos, tenha uma paciência e zelo maior em relação ao procedimento. Explique do cabeçalho, enquanto eles escrevem, passe pelas carteiras e verifique se há alguma ajuste. É melhor ajustar agora do que depois, quando a matéria fica mais densa e você tem menos tempo. Explique do título e passe entre as carteiras verificando. Oriente os alunos que tiveram dificuldade.

Se esse trabalho inicial for bem feito, certamente você terá cadernos maravilhosos na aula, pois o aluno terá compreendido sua função e notado o quanto você aprecia um trabalho bem feito.faixa 4

 

 

 

Agora, pode ser que você se retorça e diga que sempre fez isso e é normal, mas não é. Lembra que eu fiquei falando bastante da função social?

Bem… é um FATO que a função social do caderno é a escrita. Foi para isso que ele foi feito, além de outras funções relacionadas à organização de escrita.

Também é FATO que se fosse para ele guardar folhas, ele seria uma pasta, não um caderno. Pastas são feitas para guardar folhas.

Muitos professores têm a mania de colar todas as folhas de lição ( não estou falando de caderno interativo… essa é outra história, outra função ) no cadernode lição. Olhe bem para o caderno e diga que acha lindo… ele ficar gordo e com um montão de folhas saindo pelos lados, sem cumprir sua função de escrita, com folhas dobradas nos cantos, todas tortas e com muitas quase caindo pelo peso das folhas coladas. Percebe?

As folhas não são feitas no tamanho do caderno, são feitas no tamanho das pastas. Usar o caderno desta forma, demonstra para a sociedade que o professor não sabe usar um caderno. Estou falando seríssimo. Como já afirmei anteriormente, o caderno tem função social e ele é não é feito para o professor e para o aluno. Ele tem uma norma social. Se o coordenador, pai do aluno, diretor ou colega pegarem o caderno, devem ser capazes de identificar como um bloco de lições feitas pelo aluno completamente, não com folhas coladas. A pessoa pode pensar que o professor não sabe usar o caderno. Já somos tão mal vistos por tantos setores… imagine então as pessoas pensarem que nem ensinar a usar caderno o professor sabe…

Lugar de folha é na pasta. É para isso que foram feitas. Não importa se é pasta de plásticos, pasta de elásticos ou pasta de grampo. A folha deve ficar por lá. Esta é a função da pasta.

 

Bem, acredito que tenha falado bastante e certamente penso em fazer um vídeo para meu canal YouTube sobre o assunto, pois considero bem importante que o professor mostre o quanto ele é qualificado. Antigamente diziam que o caderno é o espelho do aluno. Na verdade, o caderno é o espelho do aluno e do professor, porque é o professor quem ensina como usar e cabe ao aluno usar o que aprendeu.

Espero ter dado dicas bem legais para você hoje! Até a próxima!

32 respostas

  1. Boa tarde.
    Sou professor voluntário de projeto social.
    A professora a qual auxilio, me informou que na alfabetização matamática não é mais usado caderno quadriculado para orientação espacial dos números pelos alunos.
    Certo de vossa orientação,
    agradeço.

    1. Olá!

      Na verdade, não há isso de não é mais usado, ainda é usado ou vai começar a ser usado. A aprendizagem por sílabas, por exemplo, foi criada em 1880 e várias vezes se falou que não era mais usada e ela vive sendo usada e voltando, então a informação que o caderno quadriculado não é mais usado para orientação espacial é algo pessoal da professora que lhe informou, ela provavelmente não está considerando a sociedade como um todo e sim seu próprio trabalho ou da instituição que trabalha. Muitas vezes a própria instituição educacional pede que os educadores não utilizem determinado recurso, mas nada a ver com a realidade.

  2. Bom dia, estou com uma dúvida, gostaria de saber
    quando introduzir o caderno de linha.
    no inicio do 1º ano com 6 anos, ou no segundo semestre do 1º ano.
    Aguardo.Obrigado.

    1. Olá, Sônia

      Na verdade, o ideal é introduzir já no segundo semestre do último ano do infantil ( tive várias experiências nesse sentido e posso afirmar que seria o mais apropriado a partir dessas experiências ). Nunca pensaria em colocar o caderno de linha apenas no segundo semestre do primeiro ano. Deve estar presente, minimamente, desde o primeiro dia de aula do primeiro ano, como mostro em meu vídeo onde há um caderno real de uma de minhas turmas de primeiro ano, começando no primeiro dia de aula. Recomendo fortemente assistir o vídeo. Ele traz os tipos de atividades interessantes para a turminha nesse início do uso.

      Até mais,
      Janaina Spolidorio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.