CONFIRA! A ESTRATÉGIA MAIS EFICAZ DE APRENDIZAGEM

Hoje vou falar um pouco de bolos e de estratégias de ensino-aprendizagem.

Você deve estar se perguntando qual relação eu teria feito com esses dois elementos e a resposta é muito simples.

Já ouviu falar da “cereja do bolo”? Não sei se a expressão existe em sua região, mas aqui em SP usamos para falar de algo que se destaca, que dá sentido. A “cereja do bolo” é o que nos motiva, o que nos movimenta.

Se fizermos uma comparação do aluno com um bolo, note que o aluno tem também “ingredientes” próprios, só dele. Se você der a receita de um mesmo bolo para cinco pessoas, as cinco pessoas conseguirão fazer o mesmo bolo com nuances diferentes de sabor.

O mesmo ocorre com o aluno. Se o mesmo aluno tiver cinco professores, cada professor trabalhará com ele de forma diferente e ele não sairá da aula igual, em nenhum dos casos, mesmo que esses cinco professores trabalhem a mesma METODOLOGIA de ensino.

Isso acontece porque cada professor interpreta de forma diferente a metodologia de ensino e é exatamente por esse motivo que nem sempre os resultados são os esperados. Ou o aluno vai exceder as expectativas, ou ficar mediano ou muito aquém do que se espera.

Naturalmente a “qualidade” dos ingredientes do bolo contam e o que o aluno traz de saberes prévios são exatamente essa qualidade, mas como falamos de um ser humano, note que essa “qualidade” de aprendizagem pode ser melhorada – e muito.

Mas note que há algo que nem as pessoas que usam a receita e nem os ingredientes podem modificar: a “cereja”. Ela já vem como é e se sua qualidade for boa, realmente será “A CEREJA DO BOLO”.

RACIOCINIO.1.fw

Bem, o processo de aprendizagem também tem uma cereja: o RACIOCÍNIO.

Pense bem! Se seu aluno consegue raciocinar, consegue resolver problemas. Se ele consegue resolver problemas, consegue aprender melhor.

Certamente é essa a GRANDE CEREJA que devemos usar em nossas aulas. É exatamente o RACIOCÍNIO o modo mais eficaz de ensinar – e aprender. Tive contato com inúmeras teorias da educação, usei pelo menos três metodologias diferentes em aula, que eram exigidas pelas escolas, mas NADA foi capaz de superar os resultados que tive quando trabalhei com RACIOCÍNIO.

O raciocínio independe de teorias, independe de interpretações. Ele é a inteligência sendo cultivada dia após dia e é exatamente disso que seu aluno irá precisar.

RACIOCINIO.2.fw

Sua capacidade de PENSAR é o que irá diferenciá-lo das demais pessoas. Saber usar várias estratégias, saber fazer relações entre conteúdos, saber solucionar problemas, saber… raciocinar.

Note que os conteúdos que você ensina diariamente na escola são facilmente encontrados numa busca do Google. Sim! Vai ensinar sobre Sistema Solar? Para o aluno, bastaria digitar sistema solar no Google e escolher um dos vários sites que concorrem para INFORMAR o aluno sobre o assunto.

O que irá diferenciar a aula não é o conteúdo sobre SISTEMA SOLAR, é o que você usa para ensinar o assunto. É o uso do raciocínio do aluno que irá garantir que ele grave o que você ensinou, pois ele mesmo – seu aluno – sabe que aquilo é facilmente encontrado na internet e que se ele precisar saber, vai olhar lá.

Desta forma, o que ele precisa não é exatamente do conteúdo! É do raciocínio que usará para saber sobre ele.

Por esse motivo, essa grande “cereja do bolo”, é que sou apaixonada por atividades de raciocínio. Por esse motivo, estudo 50 raciocínios diferentes, que eu mesma marquei. Por esse motivo, gosto de fazer também materiais que estimulem o raciocínio propriamente dito.

Que tal cultivar “cerejas” em sua sala de aula? Veja as sugestões de materiais para ajudá-lo nesta tarefa!

RACIOCINIO.LOGICO.LINGUISTICO.fwRaciocínio Lógico e Linguístico: atividades englobam analogia, operações matemáticas, situações-problema que estimulam raciocínio e muito mais, sempre dentro de situações que requerem o planejamento e o engajamento na atividade, aprimorando a atenção e a concentração.

 

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/raciocinio-logico-e-linguistico.html

SITUAÇOES PARA DESENVOLVER O RACIOCINIO.fwSituações para desenvolver o raciocínio: Além de desenvolver o raciocínio, ainda é trabalhada a interpretação e o uso de estratégias de resolução de problemas. São utilizadas, em algumas atividades, operações matemáticas, incluindo divisão e multiplicação.

 

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/situacoes-para-desenvolver-o-raciocinio.html

linguistico.fwMix de Português 2 – para desenvolver o raciocínio linguístico: exercícios que desenvolvem o raciocínio linguístico do aluno, o que auxiliará a criança a aprimorar seu pensamento e ter melhores resultados em linguagem. Traz atividades que trabalham com palavras, grupos semânticos, compreensão, gramática, dicionário e muito mais.

 

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/mix-de-portugues-2-raciocinio-linguistico.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *