Ensinando PARLENDAS

Ainda no tema RIQUEZA POPULAR, decidi tratar hoje de um conteúdo interessante, que chama a atenção das crianças, deixa a aula mais interessante e ainda aumenta o repertório POPULAR, o que é importantíssimo!

As PARLENDAS existem em vários países, e cada um tem as suas, às vezes até disfarçadas com outros nomes, como nos Estados Unidos, que se chamam NURSERY RHYMES ( traduzindo para o português, seria algo como “poesias infantis” ). Se ficou curioso quando às NURSERY RHYMES, vou caprichar e deixar uma delas por aqui. Minha favorita é a HICKORY DICKORY DOCK.

Os dizeres não fazem um SUPER sentido ( e nem devem fazer! a intenção é ser divertido! ). Na tradução, seria algo como “Tic Tac, o rato subiu o relógio, o relógio bateu uma hora, o rato desceu, tic tac”.

O interessante nas parlendas, seja qual for o país, é a sonoridade que elas possuem, excelente para trabalhar, por exemplo, com CONSCIÊNCIA  FONOLÓGICA. Muitas delas são rimadas, o que ajuda demais na aprendizagem da língua e na ampliação de manipulação de sons.

Outro aspecto simpático destes simples, mas poderosos versinhos, é que muitas parlendas são usadas, por exemplo, para brincadeiras de escolha. Já em português, temos o MINHA MÃE MANDOU. Em inglês temos o EENIE MEENIE MINE MO. Ambos são usados como parlendas de escolha.

Estou dando exemplos de inglês e português, porque são mais próximos de mim! Para quem não me acompanha, fato é que comecei minha carreira como professora de inglês e mantive por muuuuitos anos em um período, sempre me interessando demais pela cultura da língua que eu ensinava. As NURSERY RHYMES sempre fizeram parte das aulas que eu dava para os menores.

Usar PARLENDAS em sala de aula é essencial. São instrumentos poderosos para os alunos avançarem na alfabetização, para conhecerem melhor o repertório popular e ainda ampliarem conhecimentos de manipulação da língua.

No site da loja tenho uma DEZENA de materiais que envolvem, de alguma forma, as parlendas!

E para finalizar a postagem, resolvi mostrar algumas parlendas legais que você pode usar com sua turminha! Veja a seguir.

Espero que tenha gostado da seleção de PARLENDAS que separei para você e também das sugestões de SEQUENCIADAS para facilitar seu trabalho e ajudar na aprendizagem de seus alunos! Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *