Dicas de Trabalho com CADERNO INTERATIVO!

CADERNO.INTERATIVO.BANNER.fw

Se você é um seguidor ou me acompanha de alguma forma, sabe o quanto me empenho em falar sobre os cadernos interativos. Não é para menos! Eles dão um resultado tremendamente impressionante em sala de aula.

O artigo de hoje é exatamente para dar algumas dicas sobre ele! Vamos começar?

 

O que são cadernos interativos?

Imagine um caderno no qual o aluno possa realmente interagir: ele pode abrir envelopes, levantar abas, mexer com partes dele. Essa é a proposta! Na verdade, esse tipo de caderno usa, de certa forma, os princípios de aparelhos interativos, mas é construído pelo aluno – eis a grande chave do sucesso! Ele entende totalmente a “programação” do caderno.

CADERNO.INTERATIVO.1.fw

Durante o ano, os alunos adicionam páginas ao caderno, que pode ser usado como referência de estudo e para revisar. Ele ainda consegue dar conta de vários estilos de aprendizagem ao mesmo tempo e deixam claro o quanto o aluno aprendeu.

 

 

Quando usar o caderno interativo?

Claro que depende também do propósito do professor. Se me perguntar, acho que uma vez por semana seria o ideal. Pode ser, contudo, que essa sugestão não seja boa para você.  Você pode usar, como expliquei, de acordo com seu propósito. Se está ensinando adição, por exemplo, pode usar atividades interativas de adição para aproveitar o conteúdo aprendido.  Seriam então usos de ocasião. Esse uso também é perfeito, uma vez que a grande intenção é que seja uma ferramenta para que os alunos ampliem, revisem, clarifiquem seus conhecimentos.

 

Quanto tempo leva para fazer uma atividade de caderno interativo?

Vai depender um pouco de sua turma. Certamente nas primeiras vezes você vai demorar um pouco mais para trabalhar com ele. Conforme os alunos se acostumam com a proposta, se tornam mais rápidos. Se você se empenhar mais em lhes ensinar nas primeiras vezes, terá menos trabalho depois. Se usar um modelo de como ficará a atividade no final, quando estiver explicando, também terá menos trabalho na execução das tarefas, pois o visual ajudará o aluno a entender melhor o que fazer.

 

Algumas considerações finais…

  • Na proposta do caderno interativo é importante ter um envelope grudado na contracapa do caderno. Se o aluno não terminar a tempo toda a proposta, poderá guardar as peças que faltam no envelope.
  • Certifique-se de que o trabalho seja feito com capricho, pois ter orgulho do próprio trabalho ajuda muito o aluno a retornar nele. Como o caderno interativo é usado como uma referência ao aluno, nada melhor do que ter gostado do resultado final.
  • Persista para que os alunos só joguem fora as rebarbas dos recortes depois de terminarem de colar as peças no caderno. Isso evita que eles joguem fora partes que vão usar no caderno interativo. Se houver a possibilidade de ter um potinho ou um copinho para colocarem as peças conforme recortam, recomendo fortemente que use.

 

Gostou? Quer experimentar?

Não deixe de conferir as opções que elaborei de CADERNO INTERATIVO em minha LOJA VIRTUAL! Basta usar o link a seguir para dar uma olhadinha nas opções de títulos:

Link: http://www.janainaspolidorio.com/catalogsearch/result/?q=%23cadernointerativo

 

Espero ter gostado desse artigo! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *