Os famosos GÊNEROS TEXTUAIS

Falamos muitíssimo deles, mas nem sempre sabemos tudo sobre eles e realmente é difícil saber tudo, pois os gêneros são até infinitos, se formos levar em consideração ao que são, pois a cada novo dia pode surgir um novo e se instalar entre a lista de gêneros já existente, com o tempo.

São tantos gêneros, que é possível até encontrar dicionários que explicam cada um deles, incluindo gêneros textuais digitais. Sim, eles também são incluídos, se existem estão por esses dicionários também. Gêneros digitais incluem, por exemplo, e-mail e blogroll ( é uma lista de endereços de blogs! ), entre milhares de outros, claro.

Dicionário de gêneros textuais      Eu mesma, como trabalho com elaboração de material didático, tenho alguns deles. Olha aí na foto um deles! Esse aí conta com 237 páginas e uso bastante. Como é um dicionário e serve apenas para buscar vez ou outra informação, não recomendo que você o tenha… a não ser que ame gêneros textuais e queira ficar lendo…rsrsrs… Quem escreve muito em diversos tipos de gêneros, diariamente, super recomendo sim, mas para a sala de aula é bacana até a escola ter na biblioteca para consulta, mas não tem muita utilidade como material do professor, de certa forma, a não ser que trabalhe diretamente e com constância com produção de gêneros diversificados, claro!

Tudo o que trata de textos é difícil de delimitar, mas no caso dos gêneros, como é muito importante saber os limites de cada definição, eis que estou aqui escrevendo sobre o assunto.

Só para começar, muitas pessoas confundem GÊNERO com TIPO DE TEXTO. O tipo de texto é muito diferente do gênero. Lembra que falei que os gêneros podem ser infinitos, de certa forma, pois sempre surge um novo? Pois é, o TIPO DE TEXTO é bem finito. A quantidade muda de autor para autor, mas geralmente temos entre cinco e nove tipos de textos diferentes e só!

Os TIPOS TEXTUAIS possuem uma maneira própria de escrever e essa maneira é que delimita a diferença entre um e outro tipo textual. Descrições, por exemplo, são muito diferentes de narrativas no jeito da escrita. Tudo se adapta ao tipo de escrita textual: o vocabulário, o tempo verbal, o tipo de oração usada… Além disso, o TIPO privilegia a estrutura da língua e não a função de uso do texto. Os mais comuns são narração, dissertação, descrição, argumentação, exposição. De um modo muito simplista, seria basicamente o “jeito da escrita”.

Os GÊNEROS TEXTUAIS possuem uma função mais comunicativa, a função social é importante para eles e possuem ainda várias características, tanto de escrita quanto visuais, que são muito próprias deles. Geralmente ficam inseridos dentro de um contexto cultural, o que não ocorre com os TIPOS DE TEXTO.

Na verdade, se formos nos aprofundar, veremos que em algumas vezes eles se cruzam, pois o TIPO DE TEXTO é usado para a escrita de alguns GÊNEROS TEXTUAIS.

Bem, voltando ao tema da postagem, que são os GÊNEROS TEXTUAIS, são formados por estrutura, função, linguagem e aspectos tipológicos ( tipo de texto ). Muito técnico, certo? Que tal um exemplo prático?

Peguei um texto EM INGLÊS de propósito para fazer o exemplo. A intenção é mostrar que seja qual for o idioma, o formato visual do texto será sempre o mesmo. Essa é a função social. Em qualquer língua, a receita terá esse formato que você vê abaixo.

Análise de gênero textual

Claro que não é preciso analisar tudo isso em sala de aula com os alunos e nem é essa a intenção da postagem. O objetivo é mesmo entender o que compõe um gênero textual e saber dizer o que é um gênero textual e o que não é. Todas essas partes são internalizadas sem que o aluno perceba e por meio de atividades muito didáticas e sequenciadas, trabalhadas ano a ano na escola. A função de analisar os gêneros dessa forma e encontrar estratégias que sejam práticas para o aluno e o professor são de quem produz material didático, ou seja, do autor didático.

Certamente é preciso dividir os gêneros textuais, principalmente os mais utilizados socialmente, nas séries escolares. Esse trabalho de divisão é importante e deve ser feito em reuniões pedagógicas. Se sua escola tem sistema de ensino, provável que haja já uma divisão dentro do sistema, embora eu tenha sérias ressalvas em relação aos sistemas atuais que temos, principalmente porque analisei vários para um trabalho acadêmico, mas isso é outra história!

Na loja virtual, tenho alguns materiais que trabalham com os quatro requisitos de alguns gêneros textuais de modo bem simples e didático, com a intenção de formar realmente o aluno e de fácil aplicação para o professor. Veja a seguir alguns títulos!

COMO PRODUZIR UM BOM BILHETE.fw

 

Como produzir um BOM BILHETE

      Para ver os detalhes do material, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/como-produzir-um-bom-bilhete.html 

 

COMO PRODUZIR UMA BOA BIOGRAFIA

 

    Como produzir uma BOA BIOGRAFIA

Para ver os detalhes do material, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/como-produzir-uma-boa-biografia.html 

 

COMO PRODUZIR UMA BOA CARTA DE LEITOR.fw

 

  Como produzir uma BOA CARTA  DE  LEITOR

Para ver os detalhes do material, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/como-produzir-uma-boa-carta-de-leitor.html

 

 COMO PRODUZIR UM BOM DIARIO.fw

Como produzir um BOM DIÁRIO

Para ver os detalhes do material, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/como-produzir-um-bom-diario.html 

 

GENEROS TEXTUAIS - CARTAZES E ATIVIDADES - 1 ANO.fw

 

Gêneros Textuais – Cartazes e Atividades

Para ver os detalhes do material, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/g-neros-textuais-cartazes-e-atividades-1-ano.html 

 

VIAGEM

 

Projeto “Uma Viagem pelos Gêneros”

Para ver os detalhes do material, clique na imagem ou no link https://janainaspolidorio.com.br/projeto-uma-viagem-pelos-generos.html 

 

Na loja há outras opções, claro! Inclusive tenho também para TIPOS DE TEXTOS, cujo enfoque do material é a linguagem e não os quatro elementos dos gêneros, como é o caso do material de descrição, do de dissertação e do de textos informativos, mas deixemos para uma próxima postagem! Se você quiser sugestões, basta também deixar sua dúvida nos comentários ou enviar um e-mail para contato@janainaspolidorio.com.br

Espero que tenha gostado do tema e da postagem de hoje! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *