Quais materiais uso para ALFABETIZAR?

Hoje era dia de outro tema, mas como gosto de acompanhar as necessidades de temas da área educacional, mudei completamente para atender a uma demanda de dúvida que tem surgido demais no site da loja, em nosso atendimento.  E o dilema da vez é…

Realmente é uma pergunta difícil de responder. Não porque eu não saiba. Na verdade, sei exatamente o que EU USO para alfabetizar os alunos, mas o difícil é saber o que VOCÊ DEVE USAR. Isso porque cada pessoa tem um perfil próprio e sempre digo que não devemos…”mudar a natureza humana”. Se você se sente confortável com determinada metodologia, não deve usar outra. Já vamos deixar claro que eu não julgo sua opinião e você não julga a minha, ok? Cada um na sua, usando o que acha mais TOP para alfabetizar.

Eu mesma abomino aprendizagem por sílabas. Isso mesmo! Acho retrógrado e nada a ver com o perfil de alunos que temos hoje nas escolas. Deram uma repaginada nelas e dizem que é uma “sensação” do momento… que nada! Só repeteco disfarçado mesmo, para “tapar” o buraco que deixaram por quase 2o anos na educação do país. Eis a Jana SINCERA falando aqui. Nem sempre tomo partido, mas quando é minha opinião, não tem problema. Note que é algo MEU, que EU não gosto. Tenho até calafrio quando a Rose, do atendimento, me pergunta sobre material de sílabas…rsrsrs… não consigo evitar.

Não é porque não gosto, que não tenho materiais. NÃO JULGO A OPÇÃO DE QUEM USA. Verdade que resisti bravamente e queria “pular no pescoço” de quem inventou ressuscitar isso de SÍLABA, mas meu TRABALHO é fazer atividades, portanto vez ou outra contribuo – lógico que dando meu toque especial, porque engolir inteiro não dá E UM DIA VOU AINDA FAZER UM VÍDEO SOBRE O ASSUNTO, MUITO BEM FEITO, PODE CRER!

Enfim, vamos ao que interessa! Quem entra no site da loja tem hoje, em 28/05/18, exatos 189 títulos de materiais diferentes para alfabetizar. Realmente é muita coisa e dá para se perder! Mas não se aflija, pois fiz esta postagem exatamente para dar um NORTE à escolha.

Quem pergunta sobre QUAIS MATERIAIS USAR PARA A ALFABETIZAÇÃO tem a resposta em opções, para adequar à forma de trabalho da pessoa! Vamos lá, vou descrever as opções, para você saber TODAS e ver qual é a melhor para você!

Tem professores que AMAM dar letrinha por letrinha, começando das vogais e depois com as consoantes, claro! É a chamada “alfabetização letra a letra”. Para estes professores tenho até 3 OPÇÕES com temas diferentes no site da loja, mas vou falar aqui da mais completa, para encurtar!

O material se chama SÓ VOGAIS e SÓ CONSOANTES. É tão completo, que tive que dividir em 4 volumes de material, um dedicado somente às vogais e os outros três às consoantes. Vou explicar aqui como funciona.


Cada letra apresentada ao aluno TEM 4 PÁGINAS do material dedicadas a ela. A primeira página é de introdução, com um poeminha QUE  EU  ELABOREI, usando uma boa quantidade de palavras com inicial da letra trabalhada, seguido de atividades, que são diferentes para cada letra ( para não ficar cansativo, claro! ).

A segunda página é sempre uma interpretação bem simples, com resposta tipo palavra retirada do texto e mais atividades. Em seguida, na terceira página, uma BRINCADEIRA cujo nome começa com a letra trabalhada, seguida na quarta página ( depois que os alunos já brincaram ) por identificação de letra, treino de traçado e uma atividade final.

Como você pode ver, é um material bem completo mesmo! Para ver mais detalhes de cada um dos volumes clique nos links a seguir:

SÓ VOGAIS: https://janainaspolidorio.com.br/so-vogais.html

SÓ CONSOANTES 1: https://janainaspolidorio.com.br/so-consoantes-do-b-ate-o-h.html

SÓ CONSOANTES 2: https://janainaspolidorio.com.br/so-consoantes-do-j-ate-o-q.html

SÓ CONSOANTES 3:  https://janainaspolidorio.com.br/so-consoantes-do-r-ate-o-z.html

Se eu não fosse Janaina Spolidorio, esta seria minha opção inicial. E a uso sem problema… com umas modificações, claro! As hipóteses de escrita são o mais próximo que conseguimos chegar, das metodologias estabelecidas, ao que é necessário para uma boa alfabetização e que funciona.

Para usá-la, contudo, é preciso que você saiba identificar as hipóteses de escrita corretamente. Tem um pessoal que inventa algumas etapas entre as etapas convencionais e eu mesma uso nomenclaturas como silábico com valor nas vogais, silábico com valor nas consoantes e coisa e tal. Na loja, contudo, até o momento me ative às divisões tradicionais! Vamos às opções e mesma coisa, só clicar no link para ver mais detalhes de cada material e, quando tenho vídeo da hipótese no YouTube já aproveito e deixo aqui também.

PRÉ-SILÁBICOS:

https://janainaspolidorio.com.br/especial-pre-silabicos.html

https://janainaspolidorio.com.br/atividades-para-pre-silabicos.html

SILÁBICOS ( independente se é com valor ou sem valor ):

https://janainaspolidorio.com.br/especial-silabicos.html

https://janainaspolidorio.com.br/atividades-para-silabicos.html

SILÁBICO-ALFABÉTICOS:

https://janainaspolidorio.com.br/especial-silabico-alfabetico.html

ALFABÉTICOS:

https://janainaspolidorio.com.br/catalogsearch/result/?q=silabas+complexas

https://janainaspolidorio.com.br/ortografia-para-alfabeticos.html

https://janainaspolidorio.com.br/aprendendo-a-formar-frases.html

https://janainaspolidorio.com.br/aprendendo-a-formar-frases-volume-2.html

Claro que há outros materiais no site com esta opção de hipóteses, mas estas são as básicas!

Só para começar, vamos deixar claro que CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA não é uma metodologia de alfabetização e não se refere ao método fônico ( não tenho material com método fônico, ok? então não estará nesta postagem ). A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA é uma super estratégia que utilizamos para potencializar os resultados da alfabetização e dar maior qualidade a ela. SIM, uso MUUUITO e sou apaixonada por ela. Prova disso são os muitos vídeos que tenho no meu Canal YouTube sobre o assunto. Vou até deixar um dos vídeos aqui, para você poder avaliar um pouco sobre o que é e se vale a pena… coisa e tal. Escolhi o de avaliações, porque acho mais completo, mas tem outros no YouTube.


Para ver TODOS os títulos com o tema, clique em https://janainaspolidorio.com.br/catalogsearch/result/?q=fonologica

Nesse link tem várias opções: som inicial e final, rimas, jogos e avaliações, bem como alguns materiais com outros “detalhezinhos” também!

Bem, você deve estar se perguntando o que eu uso para a alfabetização que dá realmente certo NA MINHA OPINIÃO E EXPERIÊNCIA.

Sei exatamente o que fazer e como, quando o assunto é alfabetização. Essa fase de aprendizagem me fascina e ideias não faltam para ela, tanto que, com o passar dos anos, criei uma metodologia própria de alfabetizar. Como descobri? Por acaso… na verdade, um dia minha diretora me chamou na sala dela e me disse o seguinte: “você não usa silabário, certo? ( concordei ) Se baseia nas hipóteses, mas não usa, certo? ( confesso que não tinha percebido, mas refletindo na hora, notei que ela tinha toda a razão… concordei ) Então não usa as diretrizes do departamento da educação, mas consegue alfabetizar todos bem rápido, certo? ( concordei, chocada em descobrir que realmente eu não usava as hipóteses há um bom tempo… ainda digeria essa parte, quando veio a pergunta que mais me chocou…) Me diga então… o que você usa, qual é o método, para alfabetizar as crianças?”

Foi então que notei que eu não usava um método de alguém. Ao longo dos anos eu tinha desenvolvido um método inteiro próprio, usando o que eu sabia que dava certo de todos, com uma pendência maior para hipóteses, porque era levemente baseado nelas. Incrível foi descobrir assim… nem tinha percebido!

De tanto me perguntarem, fiz um LIVRO IMPRESSO ( que talvez tenha sequência EBA! ) que segue exatamente as atividades que eu mesma usaria, na ordem em que devem ser dadas, para alfabetizar. Eis que surgiu o livro FADA ALFABETA – UMA AVENTURA COM AS LETRAS.

Esse você não precisa se preocupar com planejar sequência de atividades, pois está todinho pronto para você, na ordem que deve usar. E são atividades mesmo, sem lenga-lenga como temos nos livros didáticos e coisa e tal.

Vou deixar um vídeo meu contando mais sobre o assunto e também o link do livro, em seguida do vídeo.

Para ver mais detalhes do LIVRO DA FADA, clique em https://janainaspolidorio.com.br/fada-alfabeta-livro-uma-aventura-com-as-letras.html

Claro que a FADA é super importante, porque é o mascote da loja, então tem página no Face só dela, tem outros materiais no site da loja e vive com novidades por todo lado, além desse livro didático.

Ok, deixei esse por último, propositalmente, porque é o que menos material tenho. Como expliquei, “não é a minha praia”, então demorei a concordar fazer material para quem usa sílabas. Vai muuuuito contra o que acredito, acredite! Nem por isso, como também já falei, deixei o pessoal na mão. Meu trabalho é elaborar atividades, esta é MINHA PROFISSÃO – designer de atividades – então lógico que uma hora eu iria fazer… e fiz!

Opção inteiramente em sílabas simples tenho apenas uma, confesso, que é o TREINANDO SÍLABAS SIMPLES. E você pode verificar mais detalhes do material em https://janainaspolidorio.com.br/treinando-silabas-simples-comecadas-com-b-e-m.html

Fora este, tenho alguns outros que são temáticos e USAM SIM as sílabas, como é o caso deste de contos de fada, que está no link https://janainaspolidorio.com.br/branca-de-neve-alfabetizac-o.html e é da BRANCA DE NEVE.

E também os de LEITURA, que acho super importante, pois são os que mais chegam perto do que eu acredito, embora sejam de sílabas simples também.

FICHAS DE LEITURA ANIMAIS – SÍLABAS SIMPLES – https://janainaspolidorio.com.br/fichas-de-leitura-animais-silabas-simples.html

FICHAS DE LEITURA OBJETOS – SÍLABAS SIMPLES – https://janainaspolidorio.com.br/fichas-de-leitura-objetos-silabas-simples.html

Bem, lógico que tenho MUUUUITO mais material no site da loja, para todas as opções, mas basicamente são esses que eu indico quando a pergunta é QUAIS MATERIAIS USO PARA ALFABETIZAR?

Espero que o artigo de hoje tenha sido muitíssimo útil a tirar as dúvidas que tinha sobre os materiais e até a próxima postagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *