Sondagem de LEITURA

 SONDAGEM DE LEITURA.fw

     Leitura e escrita são processos que acontecem de modo diferenciado em nosso cérebro e note que analisamos apenas as hipóteses de ESCRITA. Aliás, em minha opinião pessoal fazer apenas sondagens de escrita foi um dos vários motivos que acabou “afundando” o aluno brasileiro no que diz respeito à interpretação de textos.

     Sabemos o quanto é importante compreender um texto e nos deparamos diariamente com uma grande leva de alunos – muito maior do que deveria ser – que não interpretam situações-problema, que dependem do professor para saber o que um simples enunciado diz, enfim, para até interpretar coisas que deveriam fazer parte de seu dia-a-dia.

SONDAGEM.LEITURA.1.fw

 

      Essa situação trágica vem se arrastando no país há anos. Também… o que poderia se esperar de um sistema de ensino que, além de parar no tempo, ainda tenta trazer para o futuro algo do passado?

     Não entendeu? Eu explico! Antes de explicar, contudo, deixo claro que sempre disse e continuo dizendo que o professor deve usar a maneira com a qual se sente seguro para ensinar. Se gosta de sistema silábico, use-o! Se gosta de hipótese de escrita, use-o! É melhor usar algo que conhece do que estragar o futuro de uma criança com um método que não domina…

    Voltando ao assunto: quando comecei a me dedicar mais à minha empresa, foi exatamente quando o Brasil resolveu adotar o Pnaic. Sendo assim, tenho apenas relatos dele! Não posso dizer que minha experiência com o programa seja excelente e nem que o ache esplêndido, pois não tive experiência presencial com ele.

     Posso afirmar, contudo, que nunca tive notícia de que ele trabalhava com as diferenças de aquisição de leitura e escrita e como usar estratégias em sala de aula que pudessem avaliar ambas, separadamente e depois de modo unido, como deveria ser feito. Resumindo… nada de estrutura didática e lógica para a LEITURA. Veja que não estou falando de sondagem de hipótese de escrita! Falo da leitura!

SONDAGEM.LEITURA.2.fw

 

      Sim, é possível trabalhar leitura e escrita separadas – afinal, ocorrem de modo diferente no cérebro, as áreas usadas são totalmente separadas – e depois também junto. Aliás, a letra cursiva faz parte desse “junto”, mas esse outro artigo sobre a cursiva deixo para a próxima semana.

     As pessoas ligadas ao Pnaic, de localidades diferentes,  me contam histórias diferentes sobre o programa, ou seja, nada de estrutura geral. Tive notícias recentes sobre a volta de sílabas simples e complexas ( ? ) É aí que está aquele comentário que fiz antes no artigo sobre “trazer o passado para o futuro”…Primeiro pensamento meu: depois de criar uma geração inteira de professores que nunca tiveram contato com esse método de sílabas e que aprenderam com o construtivismo ou sócio-construtivismo, querem que eles usem algo diferente do que experimentaram ou conhecem? Achei estranho…Como sempre digo, o professor deve trabalhar com o que dá certo com ele! Nada de ficar resgatando o passado para formar o futuro, como disse antes…Não tenho nada contra a iniciativa do programa em si, mas já participei de Profa, Letra e Vida e todos prometiam uma “educação melhor”. Nunca consegui enxergar algo estruturado neles também. Fiz ambos os cursos e programas porque estava na prefeitura e todos faziam. Nunca me importei de ir em cursos, mas não quer dizer que acreditava ou fazia tudo o que eles sugeriam.

      Voltemos, contudo, à postagem, pois meu problema com o Pnaic é uma outra história e bem complicada, uma vez que já escrevi várias vezes ao programa, diretamente no MEC e nem resposta obtive. Até já desisti de entrar em contato…achei melhor continuar mesmo é com meu trabalho “por uma educação melhor!” de meu jeito!

SONDAGEM.LEITURA.3.fw

      Trabalho com sondagem de leitura desde o ano 2000, quando percebi que os alunos estavam perdendo a real capacidade de interpretar. Tudo ocorria depressa e notei que o enfoque nas sondagens de hipótese de escrita tinham esse efeito nos alunos.  Comecei a notar que a o uso da letra bastão tendia a “separar” ideias no cérebro e a leitura exigia que o aluno “juntasse” essas ideias. Foi então que comecei a estudar mais sobre o cérebro e sobre a aprendizagem de leitura e escrita em caminhos separados.

       Aliás, acabei em alguns anos dando maior importância à hipótese de leitura do que à hipótese de escrita e com grande sucesso. Por que alfabetizo em pouco tempo? Exatamente porque não me prendo ao que o sistema me manda fazer. Está claro que é preciso ler e para ler é preciso ter fichas de leitura e para que as fichas de leitura sejam eficazes, é preciso ter uma avaliação do que se é lido.

SONDAGEM.LEITURA.4.fw

     Avaliação do que se lê é algo que me sobra! Sim, tenho muitos tipos de avaliação de escrita, pois ao contrário do que o sistema se interessa – fase de alfabetização – eu me interesso por todas as séries, pois muitos não tiveram um bom trabalho com leitura e já estão no quarto ou quinto anos. Veja que não estou falando de “ajuste de leitura”, que é o que acontece nas sondagens de escrita. Falo de sondagem de leitura mesmo.

      Uma boa sondagem de leitura começa com linhas simples de avaliação e passa para uma avaliação mais estruturada. São avaliados silabação, uso de dedo, troca de letras, omissão, acréscimo e umas outras coisinhas mais, para alunos em fase de alfabetização. Para alunos maiores, são avaliados aspectos essenciais da leitura em voz alta e picos de interpretação.

        Para a LOJA VIRTUAL ainda não tinha feito um trabalho específico de leitura… até há alguns dias, quando lancei FICHAS DE LEITURA do Folclore, que trazem ao final uma avaliação para alunos até terceiro ano. É o primeiro material deste tipo, mas em breve haverá mais… só não posso dizer quando, pois tenho um cronograma apertado. Muitos não sabem, mas faço materiais novos de terças e quintas, pois nos outros dias cuido de outros aspectos da empresa que precisam de minha atenção. Sendo assim, somente duas vezes na semana acabo me dedicando a novos pacotes para a loja.

      Espero que tenha ficado interessado nas Fichas de Leitura! Como é meu trabalho, dependo dele para sobreviver e preciso que faça a diferença na sala de aula para que possa perceber o quanto é importante que o professor se dedique mais ao aluno e menos à elaboração, afinal, são trabalhos totalmente diferentes. São tão diferentes, que tenho curso de diagramação, InDesign, vetorização e tratamento de fotos para poder elaborar materiais de qualidade, ou seja, tudo muito específico para quem faz o material. O “plus” de meu trabalho é a experiência de 21 anos em sala de aula e a familiaridade com equipamentos eletrônicos.

     Voltando às fichas, espero que possam lhe mostrar o quanto a sondagem de leitura é importante e que ela deve sim ser avaliada! Segue abaixo o link direto para o material:

FICHAS E  JOGOS  DE  LEITURA - FOLCLORE.fw

 

Clique na imagem ou no link a seguir para ver a AMOSTRA e saber mais sobre o material:

http://www.janainaspolidorio.com/fichas-e-jogos-de-leitura-personagens-do-folclore.html

 

 

 

Aproveito e divulgo também minha “Atividades para melhorar a interpretação”. Ela são também baseadas em meus estudos e vale a pena usar as estratégias sugeridas para ajudar na interpretação!

ATIVIDADES PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO.fw

 

 

Basta clicar na imagem ou no link para ver a AMOSTRA e saber mais sobre o material:

http://www.janainaspolidorio.com/atividades-para-melhorar-a-interpretacao.html 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *