Trabalhando sobre IMIGRAÇÃO em aula!

A imigração é um tema constante e sempre atual. Ela aparece em diversas fases de ensino e o que não faltam são oportunidades para trazer o assunto à tona com a turminha.

Nosso próprio país tem um histórico bem volumoso e variado de imigração. Tivemos imigrantes de vários países durante muito tempo e também em épocas diferentes, por motivos diferentes. Ao estudarmos nossa própria história e ainda as raízes das famílias em sala de aula, vamos perceber que há uma grande mistura de povos e você pode tornar a aprendizagem muito mais significativa se fizer os alunos perceberem que eles próprios podem ter origem de imigrantes. Pesquisar o motivo pelo qual os familiares vieram ao país é algo fascinante.

Você pode, por exemplo, pedir uma pesquisa genealógica aos alunos e montar um painel ou até um varal com bandeirinhas para cada país de origem das famílias, mostrando a variedade de origens da turma. Fica bem visível e os alunos começam a entender melhor a importância de estudar o conteúdo. Para cada país, pode-se atribuir um motivo de imigração, deixando o trabalho ainda mais robusto e compreensível.

No site da loja tenho um material sobre imigração histórica que pode ajudar com o tópico! Para ver detalhes, clique na imagem a seguir.

Não somente há muito tempo, como na sugestão anterior, tivemos imigrantes no país. Vira e mexe temos notícias de imigrantes que saem de seus países de origem para tentar uma melhor qualidade de vida em outro país ou ainda para fugir de situações variadas de seu próprio país.

As mais recentes são a Haitiana, a Venezuelana e a dos Hondurenhos, que tentam chegar aos Estados Unidos, ainda por esses dias. Até a escrita deste artigo, eles se encontravam na fronteira entre a Guatemala e o México e o presidente mexicano tinha permitido a entrada destes imigrantes em seu país, desde que estivessem em dia com seus vistos e documentações. Honduras tem um alto índice de homicídios e é considerado um dos países mais violentos do mundo, por causa da ação de gangues e narcotráfico. Este é um contexto que impulsiona as pessoas do país a procurarem uma melhor qualidade de vida em outro local.

Em relação à imigração Haitiana, tenho também no site da loja uma sequenciada que traz atividades estruturadas sobre o assunto. Clique na imagem a seguir para saber mais detalhes.

Já em relação à imigração Hondurenha, como é um tema que ocorre no momento deste artigo e estamos no mês de atualidades do CALENDÁRIO JANAINA SPOLIDORIO, elaborei uma atividade GRATUITA para você usar com os alunos, aproveitando o conteúdo e as notícias. Ela traz uma pesquisa estruturada sobre o assunto, uma produção de texto em forma de NOTÍCIA e perguntas que levam os alunos a refletirem sobre o tema, baseando-se no que foi pedido para pesquisarem. Para fazer o download da ATIVIDADE GRATUITA, clique na imagem a seguir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *